Vou escrever um pouco mais sobre o aumento de glúteos com prótese nesta página, deixando o aumento com gordura para a página de lipoenxertia.

        A gluteoplastia é realizada com a introdução de prótese de silicone dentro do músculo glúteo maior, e a incisão é feita no sulco interglúteo, deixando a cicatriz escondida, de difícil percepção. A cirurgia visa não só aumentar, como também empinar e melhorar o formato do bumbum. É importante ressaltar que a prótese de glúteo é fabricada para este fim, e é diferente da prótese de mama. É importante certificar-se que não será usada prótese de mama na cirurgia de glúteo, pois o preço da prótese glútea é consideravelmente mais cara, e o resultado desastroso.

        Abaixo seguem algumas dúvidas frequentes. Mas, como para todas as cirurgias, não se esqueça de que vários aspectos da cirurgia podem variar de pessoa para pessoa, e somente na consulta médica todos os detalhes poderão ser esclarecidos.

 

1. Onde se localiza a cicatriz?

R: A cicatriz desta cirurgia se localiza na prega entre os gluteos, em torno de 5 a 6 cm de comprimento.

 

2. Qual o tipo de anestesia?

R: Normalmente anestesia Peridural e Sedação.

 

3. Qual o período de internação?

R: Em torno de 12 a 24 horas.

 

4. Quanto tempo demora o ato cirúrgico?

R: Geralmente em torno de 1 hora e meia a 2 horas.

 

5. Há dor no pós-operatório?

R: Geralmente sim. Devido ao fato que se manipula a musculatura, e isto é doloroso, mas com os analgésicos a dor fica menos intensa.

 

6. Como é o curativo?

R: É muito simples. Costuma-se fazer um curativo local com micropore colado diretamente sobe os pontos, e gazes por cima. O curativo não eve ser manipulado nem molhado nos primeiros 3 dias, e após este período permanece somente o micropore.

 

7. Quando são retirados os pontos?

R: Entre 15 e 21 dias.

 

8. Em quanto tempo se atingirá o resultado definitivo?

R: No início o inchaço é grande, mas vai regredindo progressivamente. Ao fim dos primeiros 2 meses a quase todo o inchaço já saiu, mas considera-se resultado final somente após 6 a 8 meses.

 

9. Como é a prótese de silicone que será introduzida?

R: É uma peça fabricada em vários tamanhos e modelos, próprias para uso no glúteo.

 

10. O silicone é perigoso? Não poderá causar câncer?

R: Há mais de 30 anos vem sendo empregado o silicone na forma gel, em todo o mundo, com milhares de pacientes operados, sem que se tenha assinalado a presença de ação cancerígena do silicone. Trata-se de substância inerte ao organismo e que se mantém em seu lugar de introdução, dentro de uma cápsula fibrosa que o próprio organismo se encarrega de elaborar, logo nos primeiros dias. Raros são os casos de eliminação da peça, e quando isto ocorre, é geralmente decorrente a problemas no pós-operatório imediato por infecção, traumatismo local, hemorragia, etc. Retira-se a peça mediante simples cirurgia com anestesia local, sem ficar seqüela. Posteriormente poderá ser reintroduzida nova prótese.

 

11. Quantos dias deverei ficar de repouso?

R: São determinados cuidados relativos por 8 a 10 dias.

 

12. Ficarei com dreno?

R: Dependendo do transcorrer da cirurgia pode ser necessário. Mas raramente isso ocorre.

 

13. Quanto tempo dura a prótese?

R: As próteses de GEL COESIVO (próteses que não escorrem e são as mais atuais), somente serão trocadas se houver algum problema (contratura, ruptura, Gluteos ficarem flácidos, ou outra complicação), caso contrário poderão permanecer, diferente das próteses antigas que eram necessários trocar a cada 10 anos.

 

14. Esta cirurgia poderá ser associada à lipoaspiração?

R: Nos casos necessários podemos fazer lipo complementar nos culotes, flancos e coxas e até mesmo outro local, conforme avaliação médica. É comum essa associação.

 

15. Quando poderei sentar?

R: A liberação para sentar acontece no dia seguinte, ou até no dia da cirurgia.

 

16 - Quem usa a prótese fica sentado sobre ela, provocando o risco de estouro ou vazamento?

R: Não, esse risco não ocorre, as próteses são projetadas para suportar várias vezes o peso de uma pessoa.

 

17 - Tomar injeção pode prejudicar a prótese?

R: Sim. Quem colocou o implante fica terminantemente proibido de tomar injeções no bumbum. Além do risco de vazamento, o medicamento aplicado pode ir parar dentro da prótese e não no organismo, anulando a eficiência da injeção.

 

18 - Deitar de barriga para cima pode prejudicar a prótese ou provocar rompimento?

R: Não. Quem recebe o implante desenvolve uma vida normal, após o período de recuperação. Dificilmente será exercida uma pressão sobre a prótese capaz de rompê-la definitivamente. Estudos com próteses mamárias (semelhantes às glúteas) demonstram que, mesmo com a pressão do cinto de segurança durante um acidente automobilístico, é mantida a integridade do implante.

 

19 - Em caso de vazamento, o silicone vai se espalhar pelo resto do corpo?

R: Não. Nas primeiras próteses, com silicone líquido, isso acontecia. Atualmente, as próteses são confeccionadas com gel de silicone, no qual existe um sistema de atração de moléculas (o material do implante se "auto-atrai", mantendo-se coeso). Entretanto, continua valendo a regra: em caso de dúvidas, procure o médico.

 

 

    

 

Aumento de glúteos